Lula: urnas eletrônicas e IR via internet provam competência do Brasil na área de software

31/03/2005 - 19h33

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar hoje que, até 2007, o Brasil quer exportar US$ 2 bilhões em programas de computador, ou softwares. Lula considera esse objetivo "ambicioso", mas afirmou que o país tem "potencial" para alcançá-lo. "Já demos provas de que somos capazes de muitas coisas, ao atingir o recorde de US$ 101 bilhões em exportações", disse.

A inclusão digital também é meta do governo. Segundo Lula, ainda neste ano, o governo vai colocar em funcionamento 90 telecentros gratuitos equipados com computadores em grandes centros urbanos. Cerca de 450 mil pessoas serão beneficiadas com a ação.

Para ele, a inovação tecnológica é condição essencial para o Brasil crescer, por isso ele disse ter incluído o desenvolvimento do setor de software entre as quatro grandes prioridades da política industrial do governo. Lula lembrou que o país está se tornando cada vez mais "competitivo" na área de produtos e serviços com alto valor agregado.

"O Brasil cada vez mais é um país produtor e exportador de conhecimento e tecnologia. Nosso país tem sido capaz de realizações que estão impressionando até mesmo os países mais desenvolvidos". Ele citou como "grandes" feitos a fabricação de urnas eletrônicas capazes de oferecer resultados em apenas algumas horas e o sistema que permite a transmissão, pela internet, de informações pelo contribuente referentes à declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.

Lula participou hoje, em Araraquara (SP), da cerimônia de inauguração de mais uma unidade da empresa Eletronic Data System (EDS), empresa de serviços de tecnologia da informação.