BNDES lança novo modelo de financiamento para compra de softwares no país

31/03/2005 - 16h10

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - Em parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai lançar nova modalidade de financiamento de softwares produzidos no país, o Prosoft Comercialização.

O diretor da Assespro para a área de política industrial, Denis Maia, disse à Agência Brasil que o novo modelo atende a demanda do setor. O BNDES passará a financiar, além dos projetos de desenvolvimento e expansão das empresas de software, também a compra desses produtos.

"Muitas vezes, as empresas têm os produtos para vender, os clientes necessitam dessas soluções mas, por questões financeiras, acabam impossibilitados de realizar o negócio", disse Maia. Segundo ele, o financiamento prevê carência de um ano para pagamento e amortização em até dois anos, com juros fixados pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) mais 5% ao ano. "Financeiramente falando, isso é bastante atrativo para as empresas brasileiras poderem comprar soluções de software do mercado nacional", declarou o diretor da Assespro.

O BNDES e a Assespro apresentarão o novo modelo de financiamento em 11 capitais nos próximos seis meses. Na sexta-feira (1), o programa será lançado no Rio e, nos dias 7 e 25 de abril, em São Paulo e Minas Gerais, respectivamente.