Conab inicia levantamento sobre produção da cana-de-açúcar

14/03/2005 - 7h04

Brasília - Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciam nesta segunda-feira o primeiro levantamento da área plantada, produtividade e produção de cana-de-açúcar em todas as regiões produtoras do país. Nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Alagoas, o levantamento será feito pelo sistema geosafras (acompanhamento por satélite). Nos demais estados, o trabalho será realizado com a aplicação de questionários nas propriedades que cultivam a cana-de-açúcar.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, juntamente com o presidente da Conab, Jacinto Ferreira, deve anunciar os resultados do primeiro levantamento da safra de cana-de-açúcar dia 17 de maio, durante entrevista coletiva. "Este é o mais novo serviço prestado pela Conab ao agronegócio em geral e ao setor sucroalcooleiro em particular", declarou Jacinto Ferreira. Duas outras estimativas sobre produção brasileira de cana-de-açúcar serão realizadas pela Conab no segundo semestre deste ano.

Para realizar esse trabalho, 38 técnicos da Conab e 23 das superintendências federais de Agricultura nos estados (SFA) farão treinamento em Lavras (MG) e numa das usinas canavieiras do interior de Pernambuco. O curso será ministrado a partir de hoje (14) até o dia 18, quando os técnicos irão conhecer todo o processo de cultivo como plantio, colheita, processamento, comercialização e os demais fatores que envolvem a cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

Com informações do Ministério da Agricultura.