Graziela Santanna
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O 5º Fórum Social Mundial foi palco de várias expressões religiosas. Segundo Luiz Alberto Gómez de Souza, secretário executivo do Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (Ceris), lentamente está nascendo uma nova concepção de religião, que envolve tolerância e entendimento.
"As religiões se encontram na construção de um novo mundo", afirmou o secretário do Ceris durante o programa "Diálogo Brasil", transmitido em rede pública de televisão, para todo o país, pela TV Nacional.
Para a professora de Sociologia da Universidade de Brasília Deise Siqueira, há uma busca pelo convívio, ao mesmo tempo em que há uma insistente separação provocada pela política americana em países árabes. Para ela, está surgindo uma nova relação com o outro, um olhar que se coloca no lugar da outra pessoa e "assim a compaixão se faz maior"
O papel feminino nas manifestações populares também foi discutido. O filósofo e professor de Sociologia da Religião da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), Jorge Cláudio Ribeiro disse que a figura materna, é representada de diversas formas, tem um papel preponderante em todas religiões.