Secretário Nacional de Segurança promete apoio ao Rio de Janeiro

21/01/2005 - 19h18

Brasília, 21/1/2005 (Agência Brasil - ABr) - O governo federal vai apoiar o Rio de Janeiro em ações de combate a violência e ao tráfico no estado. A promessa foi feita pelo secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Luiz Fernando Corrêa, ao secretário de Segurança do Estado, Marcelo Itagiba.

"Firmamos a posição de ajudar", disse Corrêa após a reunião com o secretário. "Agora nós e os técnicos do Ministério da Justiça, em conjunto com a secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar e a Polícia Civil do Rio de Janeiro, vamos fazer os ajustes do emprego desse apoio federal que será definido", explicou.

Uma missão de suporte formada por policiais federais já atua no Rio de Janeiro em ações de inteligência. O Estado quer agora maior número de homens durante as operações de rua, seguno o plano apresentado por Marcelo Itagiba, elaborado dentro do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) estadual. "O plano prevê a forma, que seria um suporte, um apoio, uma complementação ao esforço do Estado. Agora nós vamos ver quais as forças necessárias, quantos homens, qual é a logística", disse Corrêa.

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro disse que a intenção é trabalhar de forma integrada para combater os "soldados do tráfico", que amedrontam a população com "armas de guerra". E acrescentou: "A governadora Rosinha Garotinho determinou à Secretaria de Segurança Pública que ultrapasse qualquer barreira política existente para que todos os organismos que têm responsabilidade pela segurança pública no país atuem com o objetivo de reduzir os índices de violência e criminalidade no Rio de Janeiro."

A Força Nacional, criada no ano passado pelo governo federal, poderá ser convocada para apoiar o Rio de Janeiro no combate a violência. Formada por policiais militares e bombeiros de todo país, a tropa deve atuar apenas em situações emergenciais ou quando for detectada a urgência de reforço na área de segurança pública estadual. E só pode ser utilizada após solicitação do governador do estado.

Hoje, na Academia Nacional de Polícia, em Brasília, foi realizada a solenidade de formatura da oitava turma da Força Nacional. Pela primeira vez, o Rio de Janeiro enviou homens – 21 policiais – para o treinamento, do qual participaram 452 policiais. A meta do governo é terminar o ano com 4.500 policiais treinados. No ano passado, formaram-se 1.422 integrantes da Força Nacional.