Para professor, desastres estão relacionados ao uso dos recursos naturais

12/01/2005 - 23h40

Graziela Sant'Anna
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As mudanças na natureza têm relação direta com o modo como o homem utiliza o seu meio ambiente. A afirmação é do pesquisador Moacyr Duarte, da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que durante o programa Diálogo Brasil, exibido nesta quarta-feira (12) em rede pública de televisão, discutiu os riscos de catástrofes naturais.

Segundo o professor, que participou do programa diretamente do estúdio da TVE do Rio de Janeiro, "o nosso modo de viver e o de se organizar são elementos definidores na geração de grandes mudanças na natureza que provocam desastres e mortes". O pesquisador alertou ainda que estratégias coletivas precisam ser revistas, juntamente com a educação da sociedade para a valorização dos recursos nacionais.

Também em Brasília, no estúdio da TV Nacional, o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, Lucas Vieira Barros, lembrou que as perfurações de campos de petróleo no litoral do Estado do Rio de Janeiro não contribuem para a ocorrência de abalos sísmicos no fundo do mar, como o que provocou o recente maremoto no sul da Ásia, responsável pela morte de mais de 160 mil pessoas.

Outro convidado do programa, o presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, Carlos Bocuhy, afirmou no estúdio da TV Cultura, em São Paulo, lembrou que problemas ambientais também são provocados pelo excessivo e descontrolado uso do solo. E acrescentou: "Uma análise do solo e uma orientação de políticas públicas devem ser providenciadas pelos governos para evitar desatres naturais".