Edla Lula
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou a recuperação de estradas ferrovias, portos e aeroportos como a grande boa notícia de 2005. Em pronunciamento feito em cadeia de rádio e televisão, Lula disse que, neste ano, o governo vai aumentar recursos disponíveis para investimento em infra-estrutura. Em 2005, os recursos para investimentos do Orçamento Geral da União somarão R$ 21 bilhões, a maior parte destinada à infra-estrutura.
Lula citou as Parcerias Público-Privadas (PPP), cujo projeto de criação foi sancionado por ele no dia 30 de dezembro, como alternativa para sanar a precariedade das rodovias e prevenir contra a escassez de energia no país. "Isso (as PPPs) significa recuperação e melhoria de estradas e ferrovias, modernização e ampliação de portos e aeroportos, e construção de centrais elétricas que vão garantir energia para o Brasil continuar crescendo por muitos e muitos anos", afirmou.
O presidente também citou como razão para os brasileiros começarem o ano otimistas "o novo salário mínimo, que terá um aumento real, ou seja, um aumento acima da inflação, de quase 10%, passando para R$ 300 a partir de maio". "Isso sem descuidar um só instante do controle da inflação, que é o que garante de verdade o poder de compra do seu salário", ponderou.
Lula não deixou de citar as áreas de educação, saúde e habitação, que também terão os investimentos aumentados. Os programas sociais, segundo ele, serão ainda mais melhorados.
"Estou muito otimista com 2005. Esse é o grande ano para o país provar que é possível, mantendo a economia equilibrada e as contas públicas em ordem, garantir um crescimento econômico forte, com geração de empregos e distribuição de renda", disse o presidente, ao encerrar o pronunciamento.
Lula abriu e encerrou a sua fala em rádio e TV agradecendo a confiança depositada pelos brasileiros em 2002, quando votaram nele para presidente. "Não poderia jamais deixar de lembrar a todos vocês que tudo isso só foi possível porque lá atras, em 2002, o povo brasileiro teve a coragem e a ousadia de apostar na mudança do Brasil, acreditando na esperança e não no medo. Vocês, todos vocês que me escutam nesse momento, são os verdadeiros responsáveis por tudo de bom que está acontecendo com o nosso país", declarou.