Exportações foram saída para reativar a economia e gerar empregos, diz presidente

02/01/2005 - 19h03

Edla Lula
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Aumento das exportações e geração de emprego foram os destaques citados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cadeia de rádio e TV, durante o ano de 2004. Lula citou mais de 35 missões encabeçadas por ele mesmo ao longo de 2003 e 2004, para levar ao mundo a marca brasileira. O resultado foram os recordes alcançados pelas exportações brasileiras ao longo do ano que passou.

Foi graças ao incremento das exportações e ao controle das contas, segundo Lula, que o país conseguiu, em 2004, recobrar o fôlego e encerrar o ano com mais de 5% de crescimento econômico, frente a uma projeção inicial de 3,5%. "Atrair recursos internacionais para o nosso país, mais do que nunca, era fundamental. E a melhor maneira de conseguir isso no curto prazo era aumentando as exportações, o que ajudaria também na criação de empregos", disse.

Foi graças também à retomada da produção interna, lembrou Lula, que "depois de muitos anos, o Brasil, ao invés de desemprego, começou finalmente a dar inicio a um novo ciclo de contratações, criando, somente em 2004, quase 2 milhões de novos empregos com carteira assinada, o que não acontecia há mais de 10 anos".