Danielle Gurgel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Mais de 48 mil famílias de agricultores familiares atingidas pela seca na safra 2003/2004 no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul já receberam o auxílio Bolsa Estiagem. Os benefícios pagos ultrapassam os R$ 17 milhões. De acordo com o técnico da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jacksonvílian Nagore, das famílias inscritas, quase 59 mil preencheram os pré-requisitos para receber o benefício.
Para se inscrever no programa o produtor não pode ter acessado o crédito de custeio, deve ter renda média mensal de até dois salários mínimos, e declarar perda de pelo menos 50% das culturas de soja, milho, feijão, algodão, arroz, mandioca ou banana.
Se alguns estados enfrentaram a seca este ano, outros estão em situação bem diferente, como Minas Gerias. Os municípios mineiros de Capelinha, Teófilo Otoni e Bráz Pires decretaram situação de emergência devido à chuva. O diretor de comunicação social da Defesa Civil de Minas Gerais, Capitão Edilan, informou que a defesa civil ainda não tem os números de desabrigados e desalojados. Mas diz que o estado está preparado para enfrentar as conseqüências, e as prefeituras estão resolvendo os seus problemas. "O estado se preparou, estamos fornecendo ajuda a todos os municípios mineiros, para que possam fazer o trabalho preventivo, e agora o trabalho de campo nos locais onde está chovendo".
Ele disse que o governo estadual está fornecendo cestas básicas às cidades mais necessitadas, arrecadadas por meio de uma campanha realizada em Belo Horizonte, chamada Minas Solidária. Outros 18 municípios mineiros comunicaram situação de anormalidade devido à chuva.