Rio, 17/12/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, assinou hoje com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) um acordo de cooperação técnica para a produção de estatísticas culturais. O acordo, uma iniciativa inédita, foi acertado para um prazo de cinco anos, e os primeiros resultados devem ser apresentados dentro de 12 meses.
"A principal finalidade é a produção de dados estatísticos sobre consumo e produção de cultura. Esses dados irão subsidiar a política pública do nosso ministério e das secretarias culturais, assim como a própria economia da cultura, que poderá conhecer melhor o seu mercado de investimento", explicou Gilberto Gil.
De acordo com o Presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, no primeiro ano serão utilizadas estatísticas já produzidas pelo instituto sobre o setor cultural, para logo em seguida serem identificadas as necessidades de pesquisas complementares.
"No primeiro ano de trabalho, vamos definir o que se entende por cultura no Brasil como atividade econômica. A partir daí, serão coletadas as informações estatísticas sobre este setor que já existem, mas que não eram detalhadas por segmentos culturais por falta de demanda. Depois desta fase inicial, iremos identificar dados que ainda precisam ser coletados para montarmos as próximas pesquisas", disse Eduardo Nunes.