Meteorologia prevê temporais no fim de semana em Minas, Rio, Goiás e DF

09/12/2004 - 21h04

Brasília - De hoje até domingo, moradores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal deverão conviver com chuvas de forte intensidade, acompanhadas por raios e rajadas de vento com até 60 quilômetros por hora, segundo alerta meteorológico que a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, remeteu hoje às defesas civis dessas quatro unidades da Federação.

De acordo com a meteorologista da Sedec Cristina Lourenço, em Goiás, no Rio de Janeiro e no Distrito Federal as chuvas serão mais intensas entrde sábado para domingo. Nesses dois dias, os moradores de todas as regiões de Minas Gerais deverão enfrentar chuva forte, especialmente os que estão próximos das divisas com o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

As defesas civis do Espírito Santo e de São Paulo foram alertadas para a ocorrência, nas tardes, noites e madrugadas de hoje e amanhã, de pancadas de chuva de forte intensidade, com raios e rajadas de vento com até 60 quilômetros por hora), nos dois Estados. Esses temporais atingirão, especialmente, o Sul capixaba, o Centro paulista, a zona Metropolitana da capital paulista, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e a Serra da Mantiqueira.

No Espírito Santo, com a previsão de intensificação da frente fria que hoje está sobre o oceano, entre sábado e segunda-feira, as chuvas poderão durar todo o dia, com intensidade de moderada a forte, também acompanhadas de raios e ventos com até 60 km/h. É recomendável que a população evite a permanência em áreas sujeitas a alagamentos - baixadas - e lugares desprotegidos contra raios e ventos. Os capixabas devem também ficar atentos às ocupações em encostas ou morros, suscetíveis aos deslizamentos por conta das freqüentes chuvas fortes.