Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Cuzco (Peru)- Em seu discurso no encerramento da 3ª Reunião de Presidentes da América do Sul, em Cuzco, o presidentne Luiz Inácio Lula da Silva pediu maior engajamento dos países sul-americanos na luta pela reconstrução do Haiti. "O sofrimento extremo do Haiti não é obra do acaso e sim da conjunção perversa de interesses espúrios e do desinteresse coletivo", afirmou.
Segundo o presidente brasileiro, pela primeira vez os países latino americanos tomaram a dianteira de estender a mão aberta ao povo haitiano. "No Haiti, não estamos levando a estabilização na ponta das baionetas. Estamos colaborando para a reconstrução de um país onde tudo está por fazer", acrescentou. Ele ressaltou a importância da Organização das Nações Unidas e de seu Conselho de Segurança tornarem-se mais representativos e eficazes nessa batalha.
Durante a 3ª Reunião de Presidentes da América do Sul, foi anunciada oficialmente a criação da Comunidade Sul-Americana de Nações, uma zona de livre comércio que vai integrar os países do continente sul-americano. A luta contra a pobreza é uma das principais razões para a sua criação. A intenção dos membros da Comunidade é promover a distribuição de renda por meio do desenvolvimento econômico alcançado na região.