Rio se mobiliza para a campanha contra a dengue

20/11/2004 - 18h15

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - A primeira parcial divulgada pela Secretaria de Saúde sobre o Dia 'D' de Mobilização Nacional contra a Dengue, promovida pelo governo federal em parceria com estados e municípios, indica que somente no Estado do Rio de Janeiro 760 mil pessoas estiveram mobilizados nas ações da campanha nos 92 municípios fluminenses, o que viabilizou a visita a cerca de 200 mil domicílios, além de mais de duas mil entidades entre escolas, empresas e hospitais.

Os dados divulgados pela Coordenadoria de Comunicação do Palácio Guanabara indicam, ainda, que, na manhã deste sábado, cerca de 72 mil pessoas se mobilizaram somente no município do Rio. A mobilização envolveu atividades culturais como jogos, feiras, exposições e panfletagens.

Este ano, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Funasa, conta com uma força-tarefa permanente de 300 guardas de endemia, em atendimento ao município do Rio, onde o índice de infestação é superior a 3%, "situação ainda preocupante", afirma a nota do Palácio.

Informa, ainda, que a secretaria está planejamento com o Ministério da Saúde, a formação de equipe de 15 técnicos para supervisionar o combate à dengue no município durante todo o verão -estação que favorece a proliferação do mosquito e, conseqüentemente, o aumento do número de casos da doença.