Silva Diniz
Repórter da Agência Brasil
São Luís - A secretária Especial de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, foi recebida hoje pelo vice-governador do Maranhão, Jura Filho, no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. Durante o encontro, foi reafirmado o compromisso de o Estado em trabalhar em parceria com o governo federal na promoção de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das mais de 700 comunidades negras existente no Estado.
O vice- Governador Jura Filho disse que o governo tem trabalhado para elevar a auto-estima e resgatar a cidadania das comunidades negras e, agora, novas perspectivas chegam para expandir estas ações. "Tornar a igualdade racial uma realidade no Maranhão é um trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo governador José Reinaldo Tavares e quero garantir que estamos prontos para, em parceria com o governo federal, municipal e sociedade, trabalhar para torná-la ainda mais plena".
Matilde Ribeiro disse que a realização de ações para minimizar os impactos sofridos pelas comunidades negras é uma das prioridades do governo federalk. Pela terceira vez em visita ao Maranhão, ela já conheceu comunidades remanescentes de quilombos nos municípios de Itapecuru-Mirim e Alcântara. "A nossa intenção é, em parceria com o Estado e as comunidades, implantar políticas públicas nas áreas de educação, saúde e regularização fundiária, para que essas comunidades possam viver com mais dignidade".
Para a concretização da parceria, Matilde Ribeiro fez algumas propostas ao governo estadual. Ela mostrou a necessidade de iser instituído um comitê gestor, deque participem representantes dos governos federal, estadual, municipal e da sociedade.
"Este comitê será responsável por definir as políticas públicas que serão implantadas nas regiões quilombolas". A secretária também aproveitou para convidar o governo a participar da Conferência Nacional de Igualdade Racial, em maio de 2005, e do Fórum Intergovernamental de Igualdade Social.