Governo promove programa de de educação para proteger o jovem da violência urbana

27/10/2004 - 23h46

Brasília, 27/10/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria Nacional de Segurança Pública está desenvolvendo um programa de "ocupação social" em alguns estados, com o apoio de diversos ministérios, promovendo atividades de cultura, esporte e lazer destinado aos jovens, com um objetivo de educação ante a violência urbana.

No debate de que participou no programa !"Diálogo Brasil", transmitido pela rede pública de televisão pela TV Nacional e a NBR, emissoras da Radiobras, o secretário Luiz Fernando Correa disse que em Pernambuco o projeto acontece com a parceria da Unesco e a secretaria estadual de Educação, em 14 municípios da grande Recife, em que 445 escolas públicas abrem nos finais de semana para atividades de cultura, esporte e lazer destinado aos jovens.

Esse trabalho é feito com a canalização de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e é um modelo que está sendo inaugurado também em Vitória, em Belo Horizonte, na região do entorno de Brasília e na Baixada Santista, devendo se estender também a Porto Alegre.

Trata-se da otimização de programas de diferentes ministérios, onde cada um desenvolve um apelo próprio para o conceito de segurança em favor de um trabalho educacional destinado à juventude, segundo o secretário. Participam desse projeto os ministérios da Educação, da Cultura, das Cidades, do Esporte e a Casa Civil da Presidência da República.