Combustível nuclear para usina de Angra será testado na Coréia

27/10/2004 - 21h33

Rio, 27/10/2004 (Agência Brasil - ABr) - O novo combustível nuclear desenvolvido pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em conjunto com uma empresa norte-americana e outra coreana será testado em janeiro do ano que vem na usina nuclear Kore II, na Coréia. A informação foi dada hoje por um dos coordenadores brasileiros do projeto, Roberto Esteves, durante o 10º Congresso Brasileiro de Energia, no Hotel Glória.

Segundo ele, o projeto do combustível, que ficou pronto no final do ano passado, foi uma parceria para atender às centrais nucleares de Angra I, Kore II e Krsko, na Eslováquia, usinas com projetos semelhantes.

Roberto Esteves disse que o novo combustível poderá aumentar em cerca de 10% a potência da usina de Angra I, o equivalente a 60 megawatts. Acrescentou que a eficiência do novo combustível é mais de 30% maior que o utilizado atualmente nas centrais. "O antigo tinha 411 kg de urânio por elemento/combustível (peça mecânica que amarra tubos onde fica depositado o urânio), e o novo, 877 kg, representando uma grande economia de urânio", informou.