Rio, 14/10/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Polícia Federal prendeu 21 pessoas na operação Esteira Livre, de combate ao tráfico internacional de entorpecentes. A ação, que foi deflagrada na manhã de hoje, contou com 210 policiais para desarticular uma organização criminosa que despachava cocaína para a Europa, utilizando aeroportos brasileiros.
Entre os presos, estão funcionários da empresa prestadora de serviços aeroportuários SATA. Eles atuariam despachando drogas sem passar pelas esteiras de Raios-X nos aeroportos. As cargas recebiam etiquetas de inspeção e saíam do país normalmente.
A SATA divulgou nota oficial explicando que colaborou com a Polícia Federal durante todo o processo de investigação realizado nos últimos meses e que continua à disposição das autoridades para apoiar investigações adicionais. A empresa também informou que sempre tomará medidas cabíveis para afastar qualquer funcionário envolvido em atos ilícitos.
As prisões de hoje aconteceram no Estado do Rio (cidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Região dos Lagos e Resende) e na cidade de Curitiba, no Paraná. A lista dos presos, divulgada pela Polícia Federal, é a seguinte: Walter Rodrigues de Oliveira, Wilson Vasconcelos, Ricardo Dantas Valente, Waltair Julião Tostes, Carlos Alberto Fernandes Victorio, Luiz Arouca Marques, Marco de Almeida Dalate, Willians Santos da Silva, Reinaldo José de Almeida, Orizonina Siqueira Rodrigues, Rachid Masmoud, Teresa Maria Sá Lisboa Lobo, Rodrigo de Sá Lobo, Vagner Gomes Calandrini, João Zarif Tannus, John White Junior, Leonardo dos Santos Aquino, João Marcos de Souza Costa, Oroedes Albuquerque, Marcelo Albuquerque e Janari Vasconcelos.