Brasília - A Imprensa Nacional lançou a nona edição do Concurso Nacional Museu da Imprensa de Monografia, Redação e Desenho, para alunos do ensino superior, médio e fundamental. Os vencedores, que terão os seus nomes anunciados até dezembro, ganharão prêmios em caderneta de poupança, oferecidos pelo Banco do Brasil.
No caso da monografia, são R$ 3 mil para o trabalho vencedor, R$ 1,5 mil para o segundo lugar e o R$ 1 mil para o terceiro colocado nessa categoria. Os autores das melhores redações receberão R$ 2 mil, R$ 1 mil e R$ 500, enquanto para a categoria desenho os prêmios serão de R$ 1,2 mil, R$ 800 e R$ 500. As inscrições podem ser feitas por correspondência ou no escritório do museu, em Brasília. O site para outras informações é www.in.gov.br , o telefone: (61) 441 9618 / 441 9680 e o email: museudaimprensa@in.gov.br.
De acordo com o diretor da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino, o concurso tem dois grandes objetivos. "A intenção com esse prêmio é, de um lado, estimular a pesquisa, a curiosidade científica nos estudantes, e de outro, estimular a visitação ao museu, onde se resgata a história". A afirmação foi feita na entrevista concedida à NBR, o canal de TV a cabo da Radiobras.
O tema da Monografia (ensino superior) será "O Diário Oficial como Instrumento de Cidadania e Transparência Governamental". O objetivo será estimular a pesquisa e a produção intelectual sobre a importância da Imprensa Nacional, para o país e para o cidadão, por meio de seus produtos e seus serviços, e, com suas iniciativas e suas realizações, ao longo de quase dois séculos, para a vida cultural brasileira.
Na categoria Redação (para alunos da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental) o tema é "Reciclar para não faltar", enquanto para o Ensino Médio o tema é "O papel da Imprensa Nacional no século XXI". O objetivo aqui é estimular trabalhos de pesquisa nas escolas públicas e particulares de todo o país.
Na categoria Desenho para o Ensino Fundamental (para alunos da 1ª à 4ª séries) o tema será "O Museu da Imprensa", e a meta é despertar nos estudantes o interesse pela visitação a museus e instituições históricas.