Delegados e agentes da Polícia Federal recebem informações técnicas sobre urna eletrônica

26/09/2004 - 18h02

Rio, 26/9/2004 (Agência Brasil - ABr) - Delegados e agentes da Polícia Federal receberam hoje, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), informações técnicas sobre o funcionamento da urna eletrônica. Durante três horas, eles assistiram a uma palestra do chefe do setor de segurança do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Oswaldo Catsumi.

Ele garantiu que não há possibilidade de fraude nas urnas que serão utilizadas nas próximas eleições municipais. De acordo com Catsumi, o processo é seguro, "porque foi desenvolvido não por uma empresa de informática interessada em ganhar dinheiro, mas por técnicos da Justiça Eleitoral".

A palestra foi realizada a pedido do secretário de Informática do TRE-RJ, André Araújo, para que os agentes federais possam, caso sejam acionados durante a eleição, perceber o fundamento das denúncias que vão receber. Os agentes federais fizeram diversas perguntas, principalmente sobre o processo de substituição de urnas com defeito e sobre as dúvidas mais comuns de candidatos e eleitores. Para os casos de defeito, o Tribunal vai deixar 2.500 urnas de reserva, e se houver falta de energia em alguma seção eleitoral serão usadas baterias de automóvel para manter as urnas em funcionamento.