Petrobras e BNDES acertam investimento em gasoduto argentino

17/09/2004 - 21h21

Rio, 17/9/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os presidentes da Petrobrás, José Eduardo Dutra, do BNDES, Carlos Lessa, e da Petrobrás Energia, Alberto Guimarães se reuniram hoje, em Buenos Aires, com o ministro da Economia da Argentina, Roberto Lavagna para acertar investimentos na Transportadora del Sur (TGS), o gasoduto argentino que tem como um dos sócios a Petrobrás Energia.

A Petrobrás espera que o acordo seja finalizado em 10 dias, quando algumas questões técnicas relativas ao financiamento do BNDES estarão equacionadas, como as garantias do governo argentino para os financiamentos. A Assessoria de Imprensa da Petrobras informou que, após o encontro, que durou 1 hora, o presidente da Petrobrás, José Eduardo Dutra disse que a empresa já fez reservas de turbinas e cabos para a TGS.

Além da Petrobrás vários agentes participariam dos investimentos, que numa primeira fase, somariam US$ 142 milhões, parte financiada pelo BNDES. Dutra disse que a Petrobrás tem interesse em investir na TGS, porque considera que é uma área estratégica.

Ele garantiu que a Petrobrás e o BNDES estão firmemente empenhados na viabilização do projeto, porque a companhia entende que investimentos na Argentina são estratégicos.
Em recente viagem ao Brasil, o ministro argentino tinha pedido ao governo brasileiro que investisse no gasoduto.