Novo software deve ajudar DRTs a atuarem no Primeiro Emprego

12/09/2004 - 18h28

Brasília, 12 (Agência Brasil - ABr) - A partir de amanhã (13), as 27 Delegacias Regionais do Trabalho (DRT´s) do país começarão a operar o novo software do programa Primeiro Emprego. O mecanismo vai facilitar a operacionalização da captação de postos de trabalho. O sistema deverá chegar no prazo de um mês às subdelegacias, postos e agências e vai possibilitar também o levantamento de vagas no interior do país.

Segundo o Ministério do Trabalho, cerca de 800 novas unidades das DRT´s funcionarão no interior dos estados, facilitando o trabalho realizado pelo Sistema Nacional do Emprego (Sine). Agora, a captação não ficará mais concentrada no Sine, que possui postos em 132 municípios, em 18 estados e nas capitais.

O Ministério informou que o software estará interligado com outras bases de dados do governo. Com o novo sistema as empresas estarão dispensadas de apresentar certidões negativas. Além disso, poderão preencher o questionário para o ingresso no programa no site do ministério (www.mte.gov.br), assim que o software estiver instalado na página da Internet.

O programa deverá estar à disposição dos interessados no site do ministério ainda este mês. Apesar das facilidades, a formalização do ingresso exige a apresentação pessoal dos empresários nas delegacias do Trabalho ou em postos do Sine.

Consórcios Sociais da Juventude, Correios e o Banco do Brasil deverão funcionar em breve como operadores na captação de empregos para o programa.