Ministério da Saúde lança no Rio a Semana da Amamentação

10/09/2004 - 18h14

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - O ministro da Saúde, Humberto Costa, abriu nesta sexta-feira as comemorações da Semana Mundial da Amamentação, que este ano tem como tema "Aleitamento materno exclusivo: seguro, saudável e sustentável". A Semana de Amamentação começará no próximo dia 13.

Ao falar sobre a importância do evento, Humberto Costa ressaltou a necessidade de sensibilizar a população brasileira para a importância do aleitamento materno na saúde do bebê. "Não existe alimento mais adequado para ser administrado exclusivamente até os seis meses de idade e que é também um alimento extremamente adequado até os dois anos, ainda que associado a outros alimentos. Portanto, o que nós queremos é reafirmar essa idéia de que o melhor alimento para a criança é o leito materno até os dois anos de idade", afirmou o ministro.

Durante a abertura do evento, o ministério da Saúde e do Desenvolvimento Social assinaram protocolos de ações do Programa Fome Zero. Além disso, foi renovado convênio entre os ministérios da Saúde e das Comunicações, através dos Correios, que prorroga por mais um ano o Projeto Carteiro Amigo – Incentivo ao Aleitamento Materno. A medida vai possibilitar que os carteiros de todas as regiões brasileiras distribuam mais de um milhão de folhetos sobre a campanha.

Banco de leite materno
Durante a Semana da Amamentação, serão inauguradas seis unidades de bancos de leite humano. As novas unidades eleverão para 178 o número de bancos de leite humano. A Rede Nacional de Bancos de Leite Humano do Brasil é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como a maior e mais complexa do mundo.

Embora a Semana Mundial da Amamentação só comece na próxima segunda-feira (13), a Campanha de Amamentação já será veiculada a partir de domingo (12) na televisão e no rádio.