Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, encerra concerto comemorativo do Dia da Independência

07/09/2004 - 22h26

Juliana Andrade e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Com a apresentação da música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, a Orquestra Sinfônica de Brasília encerrou as comemorações do Dia da Independência (7 de setembro). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dona Marisa Letícia, diversos ministros, representantes do corpo diplomático e outros convidados assistiram ao concerto, regido pelo maestro Sílvio Barbato, com a participação do solista Leo Gandelman. O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes, assistiu à apresentação ao lado do presidente, que foi aplaudido de pé ao chegar à Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional de Brasília.

Além de Aquarela do Brasil, a música Carinhoso, de Pixinguinha, foi incluída no repertório do concerto comemorativo do 7 de Setembro. A programação inicial previa a execução dos hinos Nacional e da Independência; das Bachianas nº5 e do Trenzinho Caipira, ambas composições de Villa-Lobos; das músicas Saudades do Brasil e Luíza, de Tom Jobim e do Concertino para Saxofone Alto e Orquestra, de Radamés Gnatalli.

Assistiram ao concerto, que durou cerca de 50 minutos, os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; da Defesa, José Viegas; da Previdência Social, Amir Lando; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; das Comunicações, Eunício Oliveira; do Turismo, Walfrido dos Mares Guia; e do Esporte, Agnelo Queiroz, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, entre outros. Também compareceram ao teatro presidentes e ministros de tribunais superiores, embaixadores e representantes do corpo diplomático.

As comemorações do 7 de setembro começaram por volta das 9h, na Esplanada dos Ministérios, com salva de 21 tiros. Logo após, o público assistiu ao desfile cívico, apresentação de pára-quedistas e demonstração da Esquadrilha da Fumaça, entre outras atrações. Os atletas paraolímpicos, que viajam na quinta-feira (9) para Atenas (Grécia), participaram dos festejos, assim como ao maratonista Vanderlei Cordeiro dos Santos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos realizados recentemente na capital grega.

Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, mais de 60 mil pessoas participaram das comemorações do Dia da Independência.