Campanha educativa para evitar acidentes com tubarões será lançada no Recife

04/09/2004 - 11h53

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife, 04/09/04 (Agência Brasil-ABr)- Uma campanha educativa sobre regras de convivência que minimizem as probabilidades de incidentes com tubarões vai orientar a população que freqüenta as praias do Recife.O lançamento acontece amanhã (5), com a distribuição de panfletos esclarecendo sobre pontos perigosos ao banho de mar e prossegue até terça-feira (7).

A iniciativa é do Instituto Oceanário de Pernambuco, em conjunto com a prefeitura do Recife.O trabalho será realizado por guardas-vidas municipais, estudantes universitários e monitores do oceanário. Também serão afixados 60 cartazes educativos em barracas de côco, da orla marítma de Boa Viagem e de Piedade.

Os cuidados vem sendo intensificados depois da constatação , por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, que os tubarões estão cada vez mais próximos da faixa de areia. Somente este ano aconteceram seis ataques, que resultaram em duas mortes. A vítima mais recente foi o comerciante Wagner da Silva, de São Paulo, atacado há oito dias.Ele teve um dedo amputado, ferimento nas duas mãos e parte da perna direita dilacerada pela mordida do animal,podendo ficar com seqüelas.

Dos 187 km do litoral pernambucano, 17km representam áreas perigosas ao banho de mar e a prática de esportes náuticos.