Caio d´Arcanchy
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro da Previdência Social, Amir Lando, prometeu hoje criar um sistema de informática tão seguro quanto os utilizados pelos bancos e outras instituições financeiras. "Dessa forma certamente teremos diminuído muito as fraudes", afirmou. O ministro disse ser inimaginável a quantia a ser preservada com isso, mas "sempre vamos falar em alguma coisa como em dezenas de milhões ou em dezenas de bilhões".
A maioria das fraudes cometidas contra a Previdência é praticada por terceiros, despachantes, e por benefícios mantidos irregularmente, sem o conhecimento da Previdência ou com a conivência de servidores. Para acabar com isso, uma das estratégias a serem adotadas é a modernização do sistema de informática.. "Nós temos que criar um sistema que por si só feche e tranque as portas da corrupção", disse Amir Lando.
Como parte desse esforço, começou a funcionar hoje o Disque-Denúncia da Previdência Social. O serviço, que antes era prestado por meio do Prevfone, passa a funcionar separadamente, com outro número telefônico. A idéia é estimular a população a contribuir mais efetivamente para o controle do dinheiro público. O novo serviço funcionará das sete da manhã às sete da noite, de segunda a sábado, pelo telefone 0800 7070 477. Não é preciso se identificar.
Por enquanto, o Disque -Denúncia poderá receber informações sobre operações ilegais realizadas por funcionários ou qualquer suspeita de irregularidade. Segundo Amir Lando, todas as informações coletadas serão encaminhadas diretamente para a Controladoria Geral da União, órgão responsável pela fiscalização dos recursos federais.
O ministro Amir Lando revelou que das mais de 50 mil ligações feitas ao Prevfone, 1500 são de denúncias. Com a separação dos serviços, o ministério pretende aumentar o número de denúncias, "possivelmente dobrando ou triplicando", segundo o ministro.
JCW