Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As Polícias Civil e Federal, junto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) investigam possível fraude na Agência com desvio de verbas de diárias de viagem.
De acordo com a delegada-adjunta da 2ª DP (Delegacia de Polícia), Mônica Ferreira, que investiga o caso, há três anos a Anvisa deposita diárias de viagem na conta de José Edmilson, que era usado por um funcionário da Anvisa para receber os valores irregulares. A verba era repassada ao servidor Marcos Rogério de Souza, da Gerência-Geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa.
A delegada conta que a polícia desconfiou de Marcos quando ele procurou a delegacia para notificar um roubo e acabou "se enrolando" nas explicações. "Marcos contou que desviou dinheiro durante um ano para mostrar que isso poderia acontecer dentro do órgão, e que iria devolver o valor, mas foi assaltado no caminho", disse a delegada. Ao todo, ela acredita que tenha sido desviado R$ 89 mil.
Em nota à imprensa, a Anvisa afirmou que já foram recolhidos três computadores e vários documentos para perícia. Além disso, a Corregedoria da Anvisa abriu processo administrativo disciplinar para apurar o caso e averiguar se há outros funcionários envolvidos na fraude.