Caio d'Arcanchy
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Cerca de 2.500 agricultores participaram, nesta quinta-feira, de uma manifestação na Esplanada dos Ministérios. Os agricultores entregaram uma pauta de reivindicações consolidadas durante 1º Encontro Nacional da Agricultura Familiar, realizado em Brasília desde o início da semana. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Palácio do Planalto receberam cópias dos pedidos dos agricultores.
Entre as principais reivindicações está a transformação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em um programa de desenvolvimento rural. Outra reivindicação dos agricultores é a construção de uma agenda estratégica para o desenvolvimento rural no país, além da transformação da MDA em Ministério do Desenvolvimento Rural.
O coordenador da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), Altemir Tortelli, explicou que o novo ministério teria melhor capacidade na coordenação política das necessidades dos agricultores. Sobre as mudanças propostas para o Pronaf, ele disse que "a idéia é fazer com que o programa articule essa política junto com o ministério".
O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, recebeu o documento e disse que as reivindicações serão analisadas com muito respeito, porque é assim vêm sendo tratadas nesse governo. "Queremos de fato fazer essa agenda de negociações para tratar essa pauta do primeiro ao último ponto no menor tempo possível, porque isso é importante para o movimento, para o governo, e para a agricultura familiar do brasil", disse.
O bispo da CNBB, Dom Mauro Morelli, participou da manifestação. Ele disse que está deixando a arquidiocese de Duque de Caxias (RJ), para se dedicar mais à causa da agricultura familiar. Segundo o bispo, "é comprovado que os pequenos produtores do mundo contribuem de forma significativa para o alimento que vai à nossa mesa", disse.
A manifestação terminou na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto. Representantes dos agricultores entregaram ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, a mesma pauta de reivindicações entregue mais cedo no MDA.