Iraque: Itamaraty diz que transferência do poder representa "passo importante"

28/06/2004 - 21h23

Brasília – A coalização militar dos Estados Unidos antecipou hoje a entrega do poder do Iraque a um governo interino. O administrador norte-americano Paul Bremer transferiu a função para primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi. Contudo, as tropas lideradas pelos Estados Unidos vão continuar no país.

Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que o fato representa um "passo importante no processo de normalização institucional" do Iraque.

Leia íntegra da nota:

"A assunção do Governo interino no Iraque, conforme previsto na Resolução 1546 (2004) do Conselho de Segurança das Nações Unidas, ocorrida hoje, 28 de junho, representa passo importante no processo de normalização institucional, que deverá ainda incluir a realização de eleições democráticas e a formação de Governo constitucionalmente eleito até o final de 2005.

Como membro do Conselho de Segurança, o Brasil atuou no processo negociador da resolução 1546 orientado pelo objetivo de assegurar o exercício pleno da soberania do povo iraquiano, bem como o fortalecimento do papel das Nações Unidas no processo de normalização institucional do Iraque.

O Brasil expressa a esperança de que o Iraque alcance, o mais breve possível, as condições de segurança e estabilidade que permitam àquele país buscar o bem-estar de sua população e a sua plena participação na Comunidade das Nações."