São Paulo, 28/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - O desemprego na Região Metropolitana de São Paulo deve continuar caindo, segundo avaliação do economista Júlio Sérgio Gomes de Almeida, diretor-executivo do Iedi -Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. Segundo ele, o resultado divulgado hoje na pesquisa da Fundação Seade e Dieese, indicando o recuo do desemprego na região, de 20,7% em abril para 19,7% em maio, é resultado do crescimento industrial.
Para Gomes de Almeida, a queda na taxa de desemprego é resultado do "crescimento econômico que está sendo liderado por São Paulo, com reação da indústria paulista, como o setor automobilístico e de bens duráveis". "Quando o pior da crise em 2003 passou, os juros caíram e o crédito se ampliou, com uma reação positiva desses setores", explicou.
De acordo com o economista, o segundo semestre "em geral" mostra números mais positivos para o nível de emprego e, nesse sentido, ele lembrou que isso ocorre já em junho: "O mês de junho, com base em séries históricas, é melhor que o mês de maio". Apesar desses dados, Júlio Sérgio ponderou que a economia poderia estar "em um processo mais rápido de crescimento" com uma redução maior da taxa de juros.