Ministério promove destinos turísticos brasileiros em evento

27/06/2004 - 15h49

Brasília, 27/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - Durante a segunda edição anual da Feira Internacional da Indústria Têxtil (Fenit), que ocorre de 29 de junho a 2 de julho, em São Paulo, o Ministério do Turismo vai promover 14 destinos turísticos brasileiros. Imagens e produtos de Fernando de Noronha, Amazônia, Serra Gaúcha e Foz do Iguaçu, entre outros pólos, estarão reunidas na exposição "Destinos do Brasil", que vai ocupar uma área de destaque do Pavilhão de Exposições do Anhembi. Durante quatro dias, cerca de 40 mil pessoas devem visitar a Fenit, que deverá reunir um público especializado e formador de opinião, incluindo jornalistas e empresários estrangeiros.

A exposição faz parte da estratégia do ministério de promover o Brasil, tendo como conceito estratégico a produção associada ao turismo. "A nossa estratégia será vincular a imagem do Brasil aos produtos de qualidade e design genuinamente brasileiros, e vice-versa", explicou a secretária de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Maria Luisa Leal.

Ao associar a indústria têxtil e o turismo, o ministério espera potencializar o turismo de negócios e de incentivo, despertando nos empresários o desejo de visitar o Brasil.

De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional 2002, publicada pela Embratur, o turismo de negócio é o segundo mais praticado pelos estrangeiros que visitam o Brasil (28,3%), ficando atrás apenas do turismo de lazer (51,2%).

O turista de negócio permanece, em média, 9,6 dias no país e tem um gasto médio diário de US$ 112,84, enquanto o tempo de permanência do turista de lazer é, em média, de 14,8 dias e o gasto médio diário é de US$ 84,36.

As informações são do Ministério do Turismo.