Brasília, 17/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - 2005 será o Ano Internacional do Esporte e da Educação Física, anunciou o Assistente Especial do Secretário Geral do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz da Organização das Nações Unidas, David Winiger, durante a 1ª Conferência Nacional do Esporte, que está ocorrendo em Brasília até o dia 20 de junho. "É o momento ideal de mostrarmos que o esporte tem seu lugar no mundo", disse.
Winger afirmou que as Nações Unidas reconhecem o esporte como um meio de promover educação, saúde, desenvolvimento e paz duradora. Apesar disso, admitiu que o potencial do esporte não está é bem aproveitado. "O esporte é a escola da vida", declarou. "Com ele, as pessoas aprendem a lidar com a vitória, sobrepor as perdas, trabalhar em equipes e com rivais, além de conhecer seus limites", explicou.
O representante da ONU relatou que as Nações Unidas possuem mais de 150 projetos relacionados ao esporte. Algumas dessas ações foram apresentadas na conferência. Em uma delas, foram montados times de futebol, reunindo jovens palestinos e israelenses no mesmo time. Outro destaque foi o projeto implantado em campos de refugiados, desenvolvido no Quênia. "Permite que os jovens ocupem seu tempo, se mantenham saudáveis e resgata a auto-estima de todos", afirmou Dacid Winger.