Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O conhecimento é fundamental para o desenvolvimento dos países e para atingi-lo é preciso usar todas as tecnologias disponíveis, principalmente a Internet. Foi o que disse hoje, nesta capital, o secretário geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), embaixador Rubens Ricupero, ao lançar na Plenária da conferência o Instituto Virtual da Unctad.
"O desenvolvimento, na verdade, é a capacidade de gerir uma sociedade cada vez mais complexa, em todas as suas dimensões", disse Ricupero. O Instituto Vistual é um site com acesso ao banco de dados da Unctad para ser usado na organização de cursos, workshops e treinamentos em parceria com universidades, institutos e centros de pesquisa.
"É necessário crescer através da aquisição do conhecimento. Foi isso que nos inspirou a procurar colocar a Unctad a serviço da disseminação do conhecimento e da informação", afirmou Ricupero.
A Universidade de Campinas (Unicamp) já firmou parceria com a Unctad e utiliza as informações em seu curso de extensão sobre Diplomacia Econômica, que começou em outubro do ano passado. Segundo o coordenador do Curso, Mário Presser, a Unctad fornece à Universidade manuais de treinamento, videoconferência de Genebra e estudos especiais, além do acesso ao site. Outro exemplo é o da Universidade de Maurício, das Ilhas Maurício, que mantém um curso de educação à distância para suprir a carência de vagas no ensino superior.
O site da UNCTAD já pode ser acessado pelo endereço http//vi.unctad.org.