Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A China vai analisar cuidadosamente a proposta para integrar a terceira rodada do Sistema Global de Preferências Comerciais (SGPC), lançado hoje na XI Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), nesta capital.
"A China não foi convidada para participar da primeira rodada de negociações porque as duas primeiras rodadas de negociação do SGPC foram abertas apenas para membros do G-77. Naquele tempo, a China não era um membro", explicou o representante chinês Enheng Li.
A China foi citada várias vezes durante a UNCTAD como um dos países prioritários para o SGPC, pelo seu potencial como produtor agrícola e pelo grande mercado consumidor, de mais de um bilhão de pessoas. Outros países destacados entre os que ainda não assinaram o acordo do sistema, foram a África do Sul e os países mais pobres do G-77. O chanceler Celso Amorim lembrou que dos 49 países nessa situação, apenas nove aderiram ao SGPC até o momento.
Sul africanos, cubanos, africanos e outros membros de delegações que participaram da reunião de lançamento da terceira rodada do SGPC, realizada há pouco, também manifestaram apoio às negociações. Alguns conclamaram novas adesões e outros prometeram analisar suas participações na terceira rodada. Em um ponto, todos concordaram: a necessidade de fortalecer o comércio sul-sul.
16/05/04