São Paulo - O candidato uruguaio à direção da Organização Mundial do Comércio (OMC), Carlos Perez Del Castillo, elogiou hoje o lançamento oficial da nova rodada de negociações do Sistema Global de Preferências Comerciais (SGPC) durante sessão especial da Conferência das Nações para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad XI). "Nas primeiras duas rodadas do SGPC nossos países passavam por uma situação econômica difícil. A situação agora é diferente", afirmou Castillo. "Temos muita confiança nessa nova fase de negociações. Precisamos de uma rodada mais ambiciosa para reduzir os obstáculos entre comércios."
Atualmente, Castillo trabalha como assessor para assuntos de comércio internacional na presidência do Uruguai. Há três semanas, ele lançou sua candidatura à direção-geral da OMC e segue com chapa única. "Daqui até novembro aparecerão outros candidatos. Mas estamos prontos para o início do processo de seleção", garantiu o embaixador, ex-presidente do Conselho Geral da OMC.
Para ele, a organização vem, cada vez mais, contemplando as reivindicações dos países em desenvolvimento. "Questões como a redução dos subsídios agrícolas nos países desenvolvidos já são discutidas na OMC. A rodada de Doha foi um marco nesse sentido", acredita Castillo. "Pode não ser possível reduzir os subsídios a zero. Mas porcentagens significativas de redução estão prestes a surgir."