Palocci defende ritmo da queda dos juros

19/03/2004 - 21h44

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, defendeu a queda nas taxas de juros como condição para o crescimento. Comentando positivamente os últimos indicadores referentes à atividade industrial e ao nível de emprego, Palocci afirmou: "temos bastante claro que a redução das taxas de juros exerce papel fundamental nisto. Essa é a trajetória que vem sendo perseguida de forma consistente pela política monetária". Palocci discursou na cerimônia de posse dos novos presidentes da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e da Confederação Nacional das Instituições Instituições Financeiras, agora à noite, em São Paulo.

Palocci avalizou o ritmo de queda adotado pelo Conselho de Política Monetária (Copom) – inferior às expectativas do mercado. "Ao longo dos últimos meses a calibragem de juros foi adequada ao combate da inflação, sem prejuízo do processo de retomada sustentável do crescimento econômico", avaliou.

A redução dos juros foi retomada em diversos momentos do discurso do ministro da Fazenda. Palocci chegou a afirmar que "o alicerce fiscal deve garantir o adequado equilíbrio macroeconômico, com redução consistente das taxas de juros e a consolidação da retomada do crescimento econômico." Conclui o discurso incluindo a redução das taxas de juros de mercado entre as prioridades da agenda de desenvolvimento do país.