Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília, - O jantar oferecido pela bancada do PT, na Câmara dos Deputados em comemoração aos 24 anos do partido, foi uma oportunidade para que parlamentares petistas menos "afinados" com o governo pudessem trocar idéias abertamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo relatou o líder na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP). Ele disse que durante o encontro os parlamentares puderam ampliar a convivência amistosa com o presidente "em um ambiente em que as pessoas conversaram entre si aumentando a confiança. Isso recupera a amizade, mas não implica que cada um mude de opinião", ressaltou o líder.
Segundo Chinaglia, o ambiente descontraido contribui para aproximar o governo da bancada. O líder acrescentou que a descontração tomou conta do presidente. Chinaglia disse que, ao discursar, foi várias vezes interrompido por Lula, quando tocava em pontos "espinhosos" da bancada - como quando afirmou que os parlamentares eram coesos. "O presidente foi um sócio minoritário no discurso, mas cada vez que ele falava, desequilibrava", relatou.
Durante o jantar, a bancada também conheceu a música elaborada pelo publicitário Duda Mendonça em comemoração aos 24 anos do PT. Com o refrão "essa estrela, essa constelação, luzes no espaço do meu coração", os deputados comemoraram o aniversário do partido e fizeram o tradicional grito de guerra do PT: "partido, partido, é dos trabalhadores!". O jantar foi custeado pela liderança do PT e entrou noite adentro com música e muitas conversas políticas do presidente com a bancada petista.O líder do PT, deputado Arlindo Chinaglia foi o único a
ir até onde estavam os jornalistas para falar sobre o jantar.