Brasília, 10/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os municípios atingidos pelas enchentes vão receber ajuda da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, para evitar que a população beba água contaminada. Três equipes móveis de Controle de Qualidade da Água (UMCQA) equipadas com laboratórios viajam esta semana para fazer testes na água consumida nas cidades mais atingidas.
Os técnicos da Funasa vão aos 16 estados mais castigados pelas chuvas - Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Em todo o país, 454 municípios foram atingidos pelas enchentes, deixando 48.901 desabrigados e 74.700 desalojados.
A diretora do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), Kátia Ern, disse que com as cheias, as águas destinadas ao abastecimento da população podem ter sido contaminadas e provocar doenças como giardíase, amebíase, hepatite, cólera, febre tifóide, leptospirose e, principalmente, diarréia.
Para as atividades de controle da qualidade da água, a fundação observará se os sistemas de abastecimento estão danificados e a extensão dos danos. "No caso de constatação de comprometimento do sistema, a Funasa vai estudar soluções em conjunto com as prefeituras municipais e governos estaduais e se o sistema estiver em colapso, a distribuição de água será feita por meio de caminhões pipa", disse Kátia Ern.
Para a diretora do Densp a participação da Funasa no apoio às vítimas das enchentes é fundamental porque nessas ocasiões as águas que servem para o consumo se tornam uma fonte potencial de proliferação de doenças. "A Funasa pode evitar maiores problemas já que atuará, principalmente, no controle da qualidade da água", afirma Kátia Ern. Ela informou que os servidores da fundação nas coordenações regionais da Funasa estão em alerta e à disposição da Defesa Civil dos estados para auxiliar em ações emergenciais.
O Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Funasa está finalizando o cadastro das aldeias indígenas atingidas pelas cheias. Essas comunidades vão receber cestas básicas, kits de medicamentos e também o hipoclorito de sódio para adicionar à água.