Governo brasileiro condena onda de violência no Oriente Médio

26/12/2003 - 17h12

Brasília, 26/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Por meio de nota emitida hoje pelo Itamarati, o governo brasileiro se manifestou consternado com a onda de violência que tomou conta do Oriente Médio em plena comemoração natalina. Segundo a nota, os atentados terroristas promovidos por palestinos e a reação sangrenta do Exército de Israel, configuram "lamentável e inacewitável espiral de brutalidade, que contrasta com o espírito de paz e fraternidade" na Terra Santa e no mundo por ocasião do Natal.

Ao tomar conhecimento do trágico terremoto que abalou o Irã na madrugada do dia 26 de dezembro e causou a perda de milhares de vidas, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou, em nome do Governo e do povo brasileiros, mensagem de solidariedade ao Presidente Mohammad Khatami e de condolências aos familiares das vítimas.

Íntegra da nota sobre a violência no Oriente Médio

"O Governo brasileiro manifesta-se profundamente consternado com as ações e reações de violência ocorridas nos últimos cinco dias no Oriente Médio. O ataque perpetrado contra soldados israelenses, os duros ataques retaliatórios das forças militares de Israel, na faixa de Gaza, e o atentado palestino suicida do dia de Natal, em Tel Aviv, configuram lamentável e inaceitável espiral de brutalidade, que contrasta com o espírito de paz e fraternidade celebrado na Terra Santa e em todo o mundo por ocasião dos festejos de Natal. Constituem, ainda, sério golpe às tentativas de renegociação de um cessar-fogo que permita a volta à mesa de negociações para a implementação do Mapa do Caminho para a Paz.
O Governo brasileiro conclama, mais uma vez, israelenses e palestinos a dar continuidade ao seu esforço em prol da pacificação regional. No seu entender, a paz somente será alcançada com a criação de um Estado palestino independente e com o reconhecimento do direito à existência do Estado de Israel dentro de fronteiras internacionalmente reconhecidas".