São Paulo, 23/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou por uma hora e meia as instalações do Projeto Oficina Boracea, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Acompanharam o presidente a primeira-dama, Marisa da Silva, o senador Eduardo Suplicy, e a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, com seu marido, Luis Favre.
Inaugurada em junho de 2003 pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a Oficina Boracea é um espaço destinado à reinserção da população de rua na sociedade, especialmente os catadores de lixo. O projeto ocupa uma antiga garagem da Secretaria de Implementação de Subprefeituras – uma área de 17 mil metros quadrados - e conta com albergue com 500 leitos individuais, garagem para as carroças dos catadores, canil, um restaurante que serve 2 mil refeições por dia e espaço para que o catador possa vender suas mercadorias sem intermediários.
O complexo da Oficina Boracéia inclui cinemateca, salas de leitura e oficinas profissionalizantes com cursos de jardinagem, restauração de móveis, pintura, têxtil, construção civil (pequenos reparos), corte e costura e outros. Há também horta comunitária, guarda-volumes e maleiro, salão de múltiplo uso para oficinas de teatro, música e palestras, ambulatório, posto de atendimento médico, instituto de estudos sobre moradores de rua e espaço urbano, e uma sala de informática para a inclusão digital.
Lula conheceu as dependências da Oficina Boracea, conversou com catadores e recebeu presentes feitos com lixo reciclado. A atividade encerrou a agenda oficial do presidente em São Paulo. De lá, Lula e dona Marisa foram para um churrasco de confraternização no Instituto da Cidadania.
O presidente deve permanecer no estado até domingo.
Milyna Fiori
.