Rio, 23/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O diretor financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Roberto Timótheo da Costa, confirmou que foi fechado o acordo para a reestruturação da dívida de US$ 1,2 bilhão da empresa de energia AES Corp com a instituição.
Os advogados contratados pelas duas partes estão fazendo a revisão das mais de 300 páginas do acordo e somente na sexta-feira (26) haverá uma entrevista coletiva para explicar a conclusão dos entendimentos. Os textos são escritos em dois idiomas (português e Inglês) e precisam ser analisados por tradutores juramentados.
Timótheo da Costa disse, na semana passada, que um dos últimos aspectos do acordo que precisavam ser definidos era a aceitação por parte de credores americanos que tinham liberado um empréstimo de US$ 300 milhões à empresa.
Esses bancos receberam como garantia ações da AES Tietê, incluídas na formação da NovaCom, empresa que seria criada no acordo. Com a conclusão dos entendimentos, o BNDES deverá fechar o ano com as contas positivas, conforme tinha informado o diretor financeiro da instituição. "Nós só fecharemos no azul se o acordo com a AES tiver eficácia", afirmou Timótheo da Costa na quarta-feira passada (17).