Petistas se confraternizam e destacam a coesão do partido

19/12/2003 - 0h18

Brasília, 19/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, disse ontem (18), durante a confraternização de integrantes do Partido dos Trabalhadores, na residência oficial da Granja do Torto, que a agremiação chega unida ao fim do ano.

O senador paulista considerou legítima a atitude de alguns parlamentares que não votaram nenhum projeto do governo, pois mostra que fizeram uma outra opção democrática. "Temos que respeitar. É assim na democracia. Mas, o partido sai bastante coeso. Temos 93 deputados e 13 senadores que têm tido um papel exemplar. Acho que é um belo aprendizado para um partido que esteve tanto tempo na oposição e que no primeiro ano de governo consegue dar sustentação política para ajudar o Brasil a mudar para melhor".

Mercadante afirmou que ainda é preciso aprovar o Plano Plurianual e o Orçamento para que os investimentos em infra-estrutura permitam um crescimento robusto. Segundo o senador, as expectativas para 2004 são otimistas.

O senador Eduardo Suplicy, por sua vez, embora reconhecendo que ainda há muito o que se fazer, ratificou as melhorias que o governo Lula trouxe à economia do país. Destacou a importância da aprovação das reformas previdenciária e tributária. Afirmou que será com o tempo que se poderá avaliar os pontos que têm sido alvo de críticas dentro do próprio PT.

Segundo Suplicy, a expulsão de alguns colegas de partido, ocorrida no último fim de semana, foi traumática. "Os parlamentares foram expulsos, mas tivemos 1/3 de votos contrários no Diretório Nacional. São companheiros que batalharam por suas convicções", acrescentou.

O senador destacou a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77, conhecida como PEC Paralela, que vai alterar alguns itens da reforma previdenciária.