Rio, 13/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Governo do Rio de Janeiro já tirou de circulação, neste ano 25 "cabeças poderosas" do crime organizado do estado. A garantia foi dada neste sábado pelo secretário estadual de Segurança Pública, o ex-governador Anthony Garotinho, ao participar do programa Bom Dia Governadora, apresentado por sua mulher, a governadora Rosinha Matheus, em uma rádio do Rio. Garotinho fez um balanço da atuação da polícia fluminense neste ano de 2003 e revelou que o número de prisões de bandidos de alta periculosidade é um recorde na história criminal do Rio.
"Toda semana são presos entre 120 e 140 pequenos e médios traficantes, gerentes de boca de fumo e vendedores", disse o secretário. Garotinho anunciou que no próximo dia 17 vai entregar, no Aterro do Flamengo, mais 270 novas viaturas que vão servir à Polícia Militar, à Polícia Civil, aos batalhões mais importantes do interior e da capital, ao Serviço Reservado da P2 e à Sub-Secretaria de Inteligência.
Na entrevista, ele lamentou a prisão de mais policiais envolvidos com o rime organizado.
"Infelizmente tivemos que anunciar a prisão de mais nove PMs, todos do Batalhão de Caxias, dentro da Operação Transparência Total. Os jornais dizem que a Justiça decretou a prisão dos PMs, mas quero ressaltar que o pedido partiu do próprio governo do estado, através da Polícia Civil", disse o secretário, reiterando que dá todo apoio aos seus policiais, mas será muito duro com os que agem fora da lei.