Rio, 12/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, garantiu hoje que o crescimento do Brasil no ano que vem está garantindo, repetindo um jargão dos economistas: "O Brasil em 2004 está com o crescimento contratado."
Palocci alertou no entanto que o país não pode se conformar com essa previsão positiva pequena. "Não podemos achar que todo o esforço que fizemos em 2003 é para crescer 3,5% em 2004. Isso é pouco para o Brasil . Isso é pouco ambicioso para um país da nossa dimensão, da nossa capacidade e da nossa competência."
Para o ministro, o Brasil precisa olhar para frente e ter objetivos progressivos de crescimento e de inclusão social e "ter a certeza, o agronegócio nos mostrou , que podemos ser um dos grandes jogadores do mercado de comércio internacional".
Segundo o ministro Palocci, o país criou a oportunidade histórica de voltar a crescer com sustentabilidade. E destacou a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesse processo. "É um presidente dedicado ao processo de crescimento, voltado a ele. Isso não significa crítica aos outros que trouxeram as suas contribuições ao Brasil, mas neste momento o presidente Lula tem tido a postura certa no momento certo, de provocar o diálogo e estimular crescimento no sentido de adotar medidas que valorizam o crédito para quem precisa", afirmou.