Brasília, 5/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O corredor brasileiro Moisés Vicente Neto, de Brasília, ganhou hoje à tarde, na prova dos 10.000m, a primeira medalha de ouro para o Brasil no Parapanamericano de Mar del Plata – última competição internacional que classifica para os Jogos de Atenas no ano que vem. A medalha de prata ficou com outro brasileiro, o paulistano Ozivan dos Santos Bonfim. O terceiro lugar deu ao mexicano Dionizio Caballero a medalha de bronze.
Moisés fez os 10 mil metros com o tempo de 32:01.72; Ozivan chegou em segundo lugar com 32:56.18 e o mexicano chegou com 34:39.32.
Moisés tem 40 anos, é portador de uma lesão que lhe encurta os movimentos do braço esquerdo em decorrência da queda que, aos nove anos de idade, sofreu de um cavalo no pequeno sítio onde morava com seus pais. Passou a adolescência e bom tempo mais jogando futebol e praticando outros esportes, até que um treinador lhe recomendou passar para o atletismo ao vê-lo treinando numa pista de corrida. Além de atleta, Moisés trabalha na Secretaria de Esportes da cidade de Águas Lindas, em Goiás. Hoje, seu técnico é Ulisses Araújo, um dedicado profissional da área dos esportes para portadores de deficiências que atua no Distrito Federal.
O ganhador da primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos da Argentina diz que é um homem de fé. Jesus Cristo, segundo ele, é sua referência de vida. Ele afirma que alcançar esta marca "foi um pequeno milagre" em razão da prova ter sido realizada à tarde, numa hora pouco própria para a corrida e sob a pressão prejudicial do vento.
Para Ozivan, o segundo colocado na prova, "é da prata que vem o ouro". Ele perdeu parte do braço quando trabalhava na roça. Esta foi sua primeira medalha internacional.