Brasília, 5/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Banco Central não trabalha com metas para a taxa de juros e procura estabelecer parâmetro apenas para a inflação, segundo informou o presidente da instituição, Henrique Meirelles, em jantar ontem na Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em São Paulo.
De acordo com Meirelles, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central tem que tomar decisões de forma responsável, amparado em análises técnicas e na avaliação de todas as informações disponíveis no momento de cada reunião. "Dito isso, é importante repetir: o Banco Central não tem uma meta para a taxa de juros. Temos uma meta de inflação. Ela é a nossa única meta. Buscá-la é a nossa missão", disse Meirelles.
Meirelles disse que a retomada do crescimento do país depende da adoção de políticas corretas por parte do governo. Afirmou ainda que o desenvolvimento depende também dos agentes econômicos. "Está na hora de confiar no futuro do país. Quem não o fizer, perderá o bonde da história. E fatia de mercado. É o investimento produtivo que vai criar empregos e gerar renda. É o investimento produtivo que vai eliminar os obstáculos que ainda afastam a economia brasileira do crescimento sustentável", afirmou o presidente do BC.