Rio, 21/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras vai emitir R$ 300 milhões em papéis voltados para pequenos e médios investidores. A decisão foi aprovada em Assembléia Geral Extraordinária de acionistas da companhia. Com objetivo atrair pequenos e médios poupadores, que hoje investem basicamente em cadernetas de poupança, a Petrobras decidiu que emitir debêntures que poderão ser convertidas em ações preferenciais (sem direito a voto).
Segundo comunicado da Petrobras à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a preferência da compra dos papéis será dos atuais acionistas, mas a sobra será agrupada no Fundo Petrobras 50 anos, que buscará atrair cada vez mais a atenção da opinião pública para a gestão e a evolução da companhia. Esse fundo será administrado pela Caixa Econômica Federal e será similar à caderneta de poupança do ponto de vista da rentabilidade. Ele seria vendido na rede bancária da CEF, com valor mínimo de aplicação de R$ 50,00.
Com a iniciativa, a Petrobras espera "atrair parte dos aplicadores em cadernetas de poupança, educando-os para serem futuros acionistas da companhia; ampliar a sua base de acionistas, com pulverização e popularização da propriedade de suas ações e cotas de fundos de ações; e, ainda por cima, dará direito aos cotistas do Fundo Petrobras 50 anos a participar de mais de mil sorteios de ações da empresa, o que ensejará atratividade para o produto, o que colaborará com o objetivo de pulverizar a base de acionistas da Companhia".
A empresa esclareceu no comunicado à Bovespa que ao final de um ano aproximadamente as debêntures serão facultativamente convertidas em ações, caso a cotação da ação Petrobras PN, na Bolsa de Valores, alcance o preço de conversão estabelecida. O Fundo deverá, na ocasião, se transformar em um fundo de ações da estatal.