Mayrluce Vilela
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai destinar, por intermédio de financiamento, aproximadamente US$ 2 bilhões para o programa Bolsa Família do governo federal. O presidente do BID, Enrique Iglesias, explicou que o banco também vai dar apoio técnico para a implantação do programa, podendo, inclusive, trazer especialistas na área.
Ele informou que amanhã fará o anúncio oficial do valor exato a ser liberado pelo BID durante encontro que terá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Iglesias participou, no Itamaraty, da abertura da conferência internacional "Promoção de consenso político para a implementação dos objetivos de desenvolvimento do milênio na América Latina e Caribe".
A conferência foi aberta pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O encontro, que termina amanhã, vai discutir os caminhos para a adoção de medidas que ajudem a reduzir a pobreza.
Amorim afirmou que "é cada vez maior o abismo que separa os ricos dos pobres" e que o crescimento econômico não garante, por si só, a justiça social. Citou alguns indicadores da América Latina para mostrar que "o problema crucial não é só da pobreza absoluta, mas sobretudo da má distribuição de riqueza": 58% das crianças com menos de cinco anos são pobres; 36% dos menores de dois anos têm alto risco alimentar e 22 milhões de menores trabalham.
Mais uma vez, o chanceler criticou os países ricos. Segundo ele, só o esforço nacional não será suficiente para cumprir a oitava meta do milênio – a formação de parcerias globais. O ministro citou como um dos entraves "os bilionários subsídios agrícolas dos países desenvolvidos".
O secretário-geral adjunto do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, José Antônio Ocampo, disse que o Brasil não vai conseguir cumprir pelo menos três das metas propostas até 2015: a garantia da sustentabilidade ambiental e a erradicação da AIDS e da pobreza.
A única meta viável, disse o represente das Nações Unidas, é a igualdade entre homens e mulheres no acesso à educação. As outras estão dentro da programação.
Programação da Conferência
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do encontro amanhã, no Hotel Blue Tree Park, às 9h, quando deverá explicar as medidas que estão sendo tomadas pelo governo para atender aos objetivos do milênio. Também estarão presente os presidentes da Guiana, Bharrat Jagdeo, e da República Dominicana, Hipólito Mejía. O Presidente da Bolívia, Carlos Mesa Gisbert, estará presente ao encerramento da Conferência, às 18h30m.