Brasília, 15/11/2003 (Agência Brasil - ABr) – Mais de 50 mil produtores já assinaram o termo de compromisso, responsabilidade e ajustamento exigido pelo Governo para o plantio de soja transgênica. A maioria dos documentos é assinada por agricultores do Rio Grande do Sul, segundo informações da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) divulgadas pelo Ministério da Agricultura. A expectativa da entidade é de que o número de assinaturas chegue a 100 mil até dezembro, quando termina o prazo de adesão ao termo de compromisso para o plantio da safra 2003/4. Para isso, a Fetag está desenvolvendo campanha de esclarecimentos para aumentar as adesões.
Em Chapada, região do Planalto Médio a adesão ao termo de responsabilidade exigido pelo governo federal para o plantio da soja transgênica chegou quase a 98% dos produtores, num total de 1.700. Para o prefeito Carlos Alzanir Catto, a disposição dos produtores para assinar o termo revela que "eles não têm medo porque sabem que estão plantando um produto que não faz mal à saúde e nem ao meio ambiente, já que usa menos agrotóxicos que no plantio normal". Catto destacou que o fim da resistência da maioria dos produtores se deve às alterações feitas pelo governo no texto da Medida Provisória que estabeleceu as regras para o plantio da soja.
O plantio de soja transgênica na região de Chapada, segundo o prefeito Carlos Alzanir
Catto, já é feito há quatro anos pelos pequenos produtores, pois os demais temiam enfrentar grandes prejuízos, com problemas de ordem legal.