Brasília, 12/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Apesar do atraso na tramitação das reformas tributária e previdenciária no Senado Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está otimista quanto à aprovação das propostas ainda este ano. Por intermédio do porta-voz da Presidência, André Singer, Lula disse que "tem todas as razões" para acreditar que a tramitação das reformas se dará da maneira "mais tranqüila possível" no Senado. "Até porque o Senado é composto de pessoas de grande representatividade que sabem que as reformas são necessárias e urgentes para a retomada do desenvolvimento no Brasil", enfatizou Lula.
O presidente lembrou que já conversou mais de uma vez com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e com os líderes dos partidos na Casa, que o deixaram tranqüilo e otimista sobre a aprovação das propostas o mais rápido possível.
Sobre o encontro que teria esta semana com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Maurício Corrêa, para discutir outra reforma que pretende ser executada pelo Executivo - a do Judiciário - Lula disse que não há nada marcado, por enquanto. O porta-voz adiantou, apenas, que existe um convite do presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT), para reunir em jantar o presidente Lula, Maurício Corrêa, o próprio João Paulo e José Sarney. "Quando as agendas forem ajustadas, esse encontro certamente ocorrerá", disse Singer.