Rio, 12/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro interino da Ciência e Tecnologia, Wanderley de Souza, participou hoje da solenidade de abertura do 5º Congresso Ibero-americano de Biofísica, no Hotel Glória. O evento, realizado pela primeira vez no Brasil e promovido pela Sociedade Brasileira de Biofísica, deve reunir mais de 400 pesquisadores até a próxima quarta-feira (15).
Na palestra de abertura do congresso, o ministro interino destacou a importância da Biofísica no contexto da ciência e tecnologia no País e, em particular, a participação de biofísicos latinos-americanos no encontro.
Segundo os organizadores, os melhores especialistas mundiais nesse ramo da ciência estarão no Rio até quarta-feira (15). Entre os convidados e já com presença confirmada encontra-se o prêmio Nobel de Química de 2003, o americano Peter Agre, cuja palestra está prevista para último dia do Congresso.
A Biofísica é a ciência que combina conhecimentos aprofundados da biologia, da química e da fisiologia humana com teorias e métodos sofisticados da física. Ela está na base da revolução de novos conhecimentos e novas tecnologias geradas nos últimos anos sobre os seres vivos, tais como os métodos de clonagem e transgênese.